O Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre iniciou na manhã desta sexta-feira, mais uma ação de limpeza da superfície do Arroio Dilúvio com o apoio de barcos. A ação, que contará ainda com equipe de 25 garis e caminhões de apoio, teve início junto à ponte nova da avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva e deve durar cerca de 50 dias.
Esta é a segunda grande ação de limpeza da superfície realizada em 2015 pelo DMLU. Entre fevereiro e março deste ano foram removidas 15,5 toneladas dos mais diversos tipos de resíduos do arroio. Além da remoção de resíduos, o DMLU realiza periodicamente ações de limpeza, capina e varrição da área.
O diretor-geral do DMLU, André Carús, destaca que a ação tem como principal objetivo sensibilizar a população para o descarte adequado dos resíduos. Conforme o Novo Código de Limpeza Urbana, jogar, descartar ou abandonar resíduos nas margens ou dentro de rios, córregos e arroios é considerado multa gravíssima, e o infrator fica sujeito a multa de R$ 4.757,62.
Em 2013 e 2014, foram retiradas 267 e 200 toneladas, respectivamente, de materiais como pneus, garrafas pets, sofás, sacolas plásticas, chinelos, sapatos, carrinho de bebê, cadeiras de rodas, piscina plástica, fogão, geladeira, carcaça de computador, de televisor, de ventilador e de orelhão, embalagens longa vida, roupas, colchões, isopor, lonas, mamadeira, bicicletas, panelas, canos de PVC, vasos de plantas e até uma banheira de hidromassagem.
Cotidiano