A Trincheira da avenida Ceará, na entrada de Porto Alegre pelo Aeroporto Salgado Filho, foi – finalmente – entregue. Foram sete anos de ações no canteiro e congestionamento, incomodação e perca de tempo para os motoristas.
A passagem subterrânea sobre a avenida Farrapos tem três faixas e velocidade máxima de 40 km/h. São cerca de 9 metros de largura e 315 metros de extensão.
Foram necessários R$ 39,27 milhões de reais e sete anos para que a obra saísse do papel. Ou seja, R$ 10,2 milhões maior do que o previsto na licitação. O primeiro carro passou pelo local às 9h20, após fala do prefeito, Nelson Marchezan.
A Trincheira da Ceará é uma das famosas “Obras da Copa”, prometidas para a realização do evento futebolístico de 2014 no Brasil. No entanto, a construção das três faixas subterrâneas foi marcada por idas e vindas, paradas de obra e percalços.
Os trabalhos começaram em dezembro de 2012, mas logo se viu que a obra não iria ser entregue no prazo. O Mundial veio e o canteiro ficou lá, quase parado.
Desde 2016, foram sete adiamentos até a entrega de hoje. A trincheira estava, desde 2017, 90% pronta, faltando a colocação do piso de concreto, a instalação do sistema de drenagem e a realização do acabamento. Foram necessários 11 aditivos no contrato até que a obra fosse concluída.
Durante a passagem dos primeiros carros, teve buzinaço. Que conste: ficou pronta a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
9h30 – Liberada a Trincheira da Av. Ceará. pic.twitter.com/4cPrGha4tB
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) March 4, 2020