Cotidiano

Após oito anos fechado, Trenzinho da Redenção vai reabrir

Uma das mais tradicionais atrações do Parque Farroupilha (Redenção), desativada em 2007, está prestes a retornar ao cenário do parque. Foi assinada nesta semana a ordem de início das obras de recuperação do prédio que vai abrigar a bilheteria do Trenzinho da Redenção que circula pelas alamedas do parque em passeios para crianças e adultos.
A recuperação do Postinho da Redenção, prédio tombado pelo patrimônio histórico que se localiza às margens de onde passava o leito da rua Setembrina, receberá uma reforma que inclui limpeza e restauração do local, que será o ponto de venda das passagens.
A reforma do postinho é a última condicionante que a empresa permissionária Sólidos Diversões Ltda, vencedora da concorrência pública,  tem a cumprir para poder solicitar a Licença de Operação do trenzinho e começar a funcionar.
Trenzinho – O equipamento, que terá características semelhantes a uma Maria Fumaça será movido a biodiesel. A locomotiva, cuja cor predominante é verde bandeira, terá três vagões, cada um com seis bancos, totalizando 18 lugares. A trilha a ser percorrida em cerca de 15 minutos, terá 1.800 metros e o trenzinho deverá possuir sistema de sonorização com fins educativos, relatando durante o trajeto a história do parque, identificando seus recantos e promovendo educação ambiental e patrimonial do Parque Farroupilha.
O trenzinho deverá funcionar das 10h até o entardecer. Por lei, quem define o valor do ingresso é o próprio permissionário. A permissão de uso terá validade de cinco anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos.