Cotidiano

Acampamento Farroupilha já está pronto para receber visitantes

A abertura oficial do Acampamento Farroupilha será nesta segunda-feira (7) às 18h, com a chegada da Chama Crioula. Mas já a partir deste sábado, 5, o público pode desfrutar de uma programação cultural diversificada. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, a expectativa é superar o número de visitantes do ano passado. São esperadas mais de 1 milhão de pessoas.
Concursos, apresentações musicais de nomes consagrados do tradicionalismo e de invernadas artísticas de CTGs também estão na programação. Outro destaque é a realização da Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas da cultura rio-grandense. Todas as informações estão no Site do Acampamento.
Entre as novidades deste ano está a Rua do Baile onde estão localizados os piquetes que promovem bailes abertos ao público, durante o acampamento. Os bailes vão contar com a segurança 24h da Brigada Militar. Outra novidade é um mirante com seis metros de altura, onde os visitantes poderão apreciar a vista panorâmica de todo o acampamento.
(Veja aqui a Programação Cultural)
Programação Campeira – A programação campeira vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Para todas as modalidades, será pedido o cartão tradicionalista em dia. Para o Laço Patrão e Capataz, o cartão deverá estar em mãos. Todas as provas campeiras ocorrerão mediante regulamento e parâmetros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
(Veja aqui a Programação Campeira)
Turismo de Galpão – O projeto Turismo de Galpão, que desde 2013 tem oferecido oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha, entra em sua quarta edição. Ao longo do evento estará disponível um cardápio de 100 atividades para conhecer e aprender, de forma criativa, a história, as tradições, os hábitos e a culinária típica do Rio Grande do Sul. As oficinas serão oferecidas diariamente durante o evento, entre 11h e 19h, no ambiente simples e rústico de 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto que é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
(Veja aqui mais informações e a programação do Turismo de Galpão)