Os bairros de Porto Alegre passarão a ter o dobro de contêineres da coleta automatizada de resíduos domiciliares, passando de 1,2 mil para 2,4 mil e atendendo a 19 bairros. Atualmente, o serviço atende 13 bairros, sendo cinco totalmente contemplados. Estes 19 bairros também passarão a contar com a Coleta Seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana.
O contrato com a empresa Conesul, vencedora da licitação, foi assinado na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito José Fortunati, o diretor-geral do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), André Carús, e o representante da empresa, na Praça Rotary, bairro Menino Deus. A escolha do bairro, de acordo com Carús, ocorreu em função de uma demanda dos próprios moradores. O maior número de contêineres na cidade, destacou Carús, irá estimular o cidadão a separar o lixo corretamente.
Das mais de 2 mil toneladas de resíduos recolhidos a cada dia na cidade, pouco mais de 100 toneladas são de resíduos sólidos, que vão para 19 unidades de triagem. “Essas unidades permitiram que 800 ex-catadores, hoje cooperativados, tenham conquistado uma vida digna, Mas esse número pode ser bem maior se houver conscientização. Fica aqui o apelo da prefeitura. Não basta ampliar o recolhimento. É preciso que o cidadão também faça a sua parte”, disse Fortunati, ao acrescentar que a separação correta não só ajuda o meio ambiente, como gera emprego e renda.
Com a assinatura do contrato, dentro de 120 dias os contêineres já estarão colocados. Dos 19 bairros, 11 serão atendidos em sua totalidade e oito de forma parcial. “Porto Alegre tem sido pioneira na gestão, no gerenciamento integrado de resíduos sólidos e na coleta seletiva. A data de hoje marca um novo e significativo avanço. Mas contamos também com a responsabilidade dos moradoradores desses bairros ”, disse Carús.
Como ficará a coleta de resíduos domiciliares:
Bairros atendidos totalmente – Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Rio Branco e Praia de Belas.
Bairros atendidos parcialmente – Floresta, São João, Higienópolis, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Azenha e Menino Deus.
O que pode ser descartado nos contêineres – A coleta automatizada recebe apenas resíduos domiciliares, ou seja, resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a Coleta Seletiva atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de R$ 297,35 a R$ 4.757,62.
Resíduos orgânicos – Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeito – Guardanapo sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonete, espuma, etiquetas adesivas, lâmpadas comuns (incandescentes), esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.
Cotidiano
Porto Alegre amplia coleta de resíduos por contêineres
Assuntos