Temendo pela segurança, várias agências bancárias foram fechadas antes do final do expediente de hoje (15h na Capital e 16h em outras cidades). Uma decisão do desembargador federal do trabalho do TRT-4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região) de Porto Alegre, Marcelo José Ferlin D’Ambroso, fixou multa de R$ 100 mil por agência bancária que permanecesse aberta. A decisão vale para todo o Rio Grande do Sul.
Ontem, uma medida judicial solicitada pelo SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região) e pela Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS) orientou o fechamento de agências bancárias por falta de policiamento ostensivo. No entanto, quase a totalidade das agências abriram normalmente pela manhã.
O SindBancários percorreu várias agências da Capital pedindo o fechamento imediato delas. “Entendemos que a falta de policiamento ostensivo coloca em risco tanto a vida dos bancários coma a vida dos clientes. As administrações dos bancos serão responsáveis por qualquer caso de violência contra trabalhadores e clientes dos bancos”, diz o secretário geral do SindBancários, Luciano Fetzner.
Cotidiano