Cotidiano

68 mil bitucas de cigarro são coletadas em quatro semanas

Cerca de 68 mil bitucas de cigarro foram recolhidas no mês de agosto. Desde a implantação do projeto Poa sem Bituca, com a instalação de 39 bituqueiras demonstrativas no Centro Histórico, 27,2 quilos de resíduos receberam destinação adequada. Somente na última semana de agosto a Eco Pratica, coordenadora do projeto Poa Sem Bituca e parceira do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), recolheu 27 mil bitucas.
Além das 39 bituqueiras públicas, foram instaladas na sexta-feira, 28, outras duas bituqueiras móveis no Mini Bar, localizado na rua General João Telles, 541. Os equipamentos podem ser utilizados pelos frequentadores do bar durante o horário de funcionamento do local. Conforme o coordenador do projeto, Flavio Costa Leites, o Mini Bar é o primeiro parceiro comercial do Poa Sem Bituca. “Estamos em contato com dezenas de empresas, bares e restaurantes e nossa expectativa é a mais positiva possível com relação a um grande número de bituqueiras em Porto Alegre”, destacou.
O diretor-geral do DMLU, André Carús, ressaltou que grande parte do volume de pontas de cigarro acabava no chão. “Com os números do primeiro mês de funcionamento já podemos ver a dimensão do problema. Porto Alegre tem cerca de 250 mil fumantes e grande parte das bitucas produzidas acabava no chão, dificultando a limpeza por parte dos garis. Esta ação, além de dar destino adequado às bitucas, mostra a crescente sensibilização por parte dos fumantes”, disse.
O projeto – O Poa Sem Bituca é inédito no país, sendo o primeiro que tem como parte de sua estratégia a instalação de bituqueiras em toda a cidade, bem como o recolhimento das pontas de cigarro, a partir de parceria com o poder público. As bitucas coletadas pela Eco Prática são encaminhadas para empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia para a produção de cimento. Por meio de convênio, o DMLU autorizou a Eco Prática a instalar bituqueiras nas lixeiras tipo bolinha. Cabe destacar que não há transferência de recursos públicos para esta ação.