A Câmara Municipal de Porto Alegre tem, a partir desta quinta-feira (2), novo presidente. É o vereador Reginaldo Pujol (DEM) que assumiu no lugar da vereadora Mônica Leal (PP).
Em seu primeiro discurso como presidente, Pujol afirmou que pretende dirigir a Casa de forma solidária com os demais colegas. O presidente ressaltou que o parlamento municipal não vai parar em 2020. “Aqui, vai funcionar e vai funcionar muito bem porque é repleto de homens e mulheres muito responsáveis que assim também o querem”, frisou.
Pujol falou da importância da Capital para sua formação política. “Aqui em Porto Alegre, muito cedo, eu aprendi, ainda na política estudantil e depois lá na gloriosa União Democrática Nacional, que o preço da liberdade é a eterna vigilância”.
Conforme o vereador, este ensinamento o acompanha desde então em sua trajetória política, que inclui passagem pela Arena, pelo PDS e pelo “querido Partido da Frente Liberal, o partido que eu sou efetivamente integrante, ainda que hoje ocupando um cargo pelo Partido Democratas”.
Diálogo
O novo presidente defendeu o diálogo como instrumento para resolver conflitos e encontrar soluções. “Tenho dito e quero repetir hoje mais alto do que nunca: chega de pensar no que é mais corretamente certo, vamos pensar naquilo que é mais corretamente necessário. E necessário nesta hora é que todos nós tenhamos compreensão do momento histórico que vivemos”, destacou, referindo-se às quebras e rupturas ideológicas na política brasileira e aos embates do Legislativo Municipal.