O calor vai prosseguir de maneira avassaladora no Rio Grande do Sul neste domingo (29). O Estado pode ter, novamente, temperaturas acima dos 40°C. Por conta do calorão, há possibilidade de temporais muito isolados.
Todo esse calor é resultado de uma intensa massa de ar seco. Ela impede que o tempo mude, com o avanço de áreas de instabilidade e ares mais frios do Sul do Continente. Somado ao fato do Estado estar no ápice do período de exposição ao sol, as temperaturas disparam ao longo do dia.
O clima parece favorável a quem está na praia. Mas é preciso muito cuidado com a possibilidade de desidratação e pelos elevadíssimos níveis de radiação solar. Como não há nuvens para “tapar” um pouco o sol, o Rio Grande do Sul tem experimentado índices UV “Muito altos” ou “Extremos” na escala usada para medir a radiação.
E, neste domingo, não vai ser diferente. O dia já começa abafado, com mínima de 24°C em Santa Cruz do Sul e Ijuí; e 23°C em Santa Maria.
Durante a tarde, a temperatura pode bater o recorde do ano, com máxima igual ou superior, em alguns pontos, a 40°C em cidades da região Central e Vale do Rio Pardo e Taquari. Santa Cruz do Sul tem máxima prevista de 42°C. O mesmo ocorre em Campo Bom, com máxima de 41°C. Charqueadas, na região metropolitana, pode alcançar os 40°C.
Diante de tanto calor e evaporação de rios e lagos, há possibilidade de pancadas de chuva, em especial da tarde para a noite. Podem ocorrer pancadas isoladas em qualquer região do RS e não se descarta a possibilidade de temporais.
No entanto, em Porto Alegre, a previsão é de sol a pino, mais uma vez. Apenas na parte da manhã há possibilidade de maior nebulosidade. Mas, mesmo assim, a tarde será tórrida com máxima de até 40°C em alguns bairros. Mínima de 22°C durante a madrugada.
Alívio na véspera de Ano-Novo
O tão esperado alívio diante desse calorão só deve ocorrer horas antes do Ano-Novo. A massa de ar seco vai perder força e novas áreas de instabilidade vão avançar em direção ao Rio Grande do Sul. A previsão para terça-feira é de pancadas de chuva, mas com pouco volume. Pelo menos devem derrubar as máximas para entre 30°C a 35°C.