A Prefeitura de Santa Maria intensificou a investigação sobre um provável surto de infecção intestinal na cidade. Mais de 260 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas na cidade por causa dos sintomas em apenas dois dias. Desde o início do suposto surto foram registrados cinco registrados casos graves diagnosticados preliminarmente. Duas crianças morreram.
Conforme a Prefeitura de Santa Maria, chegaram às redes pública e particular, nos dias 24 e 25 de dezembro, 269 casos. Foram 142 crianças e 127 adultos com sintomas. No entanto, nenhum desses casos é considerado grave.
Na quinta (26), a Vigilância em Saúde fez uma investigação in loco na Escola de Educação Infantil do SESI, já que há relação entre as vítimas. A Secretaria de Saúde está investigando se algum alimento contaminado pode ter sido compartilhado no colégio e levado a uma infecção generalizada.
A prefeitura ainda busca identificar possível agente causador da doença. Por isso é importante seguir orientações sobre higiene básica: lavar as mãos, desinfetar os objetos, lavar bem locais que possam ter fezes de crianças, entre outras formas (veja mais abaixo).
Até o momento, não há nenhuma evidência que relacione a transmissão do provável surto com a rede de abastecimento de água. Ao mesmo tempo Prefeitura conseguiu, junto ao Governo do Estado, aumentar as cotas de exames laboratoriais.
Cuidados de higiene
- Consumir somente água potável e alimentos bem lavados.
- Manter a limpeza durante o preparo de alimentos.
- Separar os alimentos crus dos cozidos (durante o preparo).
- Cozinhar completamente os alimentos (acima de 70º C).
- Manter os alimentos em temperaturas seguras.
- Cuidados com objetos e locais que tiveram contato com fezes (diarreia).
- Lavar com desinfetante ou álcool 70%.
- Cuidar os panos e utensílios de limpeza utilizados: ferver e manter separados dos demais utensílios.
- Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após o uso do sanitário.