A Kalunga, maior varejista brasileira do segmento de papelaria, material escolar, suprimentos para escritório e informática, acaba de assinar contrato para entrar no mix de lojas do Bourbon Shopping Novo Hamburgo, onde ocupará 500m² do segundo andar. Será a oitava unidade no Rio Grande do Sul e a segunda na rede Bourbon Shopping, pois em setembro a marca assinou contrato com o Bourbon Wallig, onde irá se instalar também no segundo andar, com uma loja de 1.000m². Juntas, as duas unidades irão promover a abertura de 50 vagas de trabalho.
O nome Kalunga, que em dialeto banto africano significa “Tudo de Bom”, foi ouvido pela primeira vez em maio de 1972, que por iniciativa de Damião Garcia, começava a história da empresa através de uma pequena papelaria na Rua Vergueiro, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
Fundada em 1972, a marca possui hoje um mix de mais de 11 mil itens em diversas categorias, atuando em 215 lojas espalhadas pelo País. Na década de 80, a empresa iniciou um movimento de crescimento com aquisição da Gráfica dos Salesianos na qual passou a se chamar Spiral do Brasil, dando início a linha própria de produção de cadernos e suprimentos de escritório.
Os anos 90 foram um marco da evolução tecnológica no país, e a partir daí, a Kalunga passou a atuar também fortemente na categoria informática. A empresa realizou consideráveis investimentos em tecnologia, modernização e caminhou para a evolução do autosserviço, passando a ter lojas com aplicações interligadas em tempo real.
A partir de 2004, iniciou um arrojado plano de expansão e para suportar um crescimento acelerado, foi inaugurado um moderno Centro de Distribuição, com alto investimento em equipamentos e softwares de gestão (WMS), tornando a operação totalmente paperless. Recentemente, as equipes de Arquitetura e Marketing apresentaram um estudo de mudança da comunicação, reposicionamento da marca e identidade visual das lojas com renovação total das fachadas, layout interno, mobiliário, visual merchadising e outras inovações que foram prontamente colocadas em execução.
Essa mudança transformou as lojas em um modelo ideal para implantação nas grandes redes de Shoppings Centers como as que serão inauguradas no Bourbon Wallig e no Bourbon Novo Hamburgo.