A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou hoje que 866 cartões TRI foram cancelados por uso irregular. A fiscalização envolve cartões de isentos e também de benefícios, como o vale-transporte. Ao todo, 3.029 cartões foram bloqueados para averiguação entre o ano passado e no primeiro trimestre de 2015.
O mau uso acontece quando os cartões são utilizados por terceiros ou comercializados para obter dinheiro. Para a EPTC, isso caracteriza crime contra a economia popular, podendo impactar o preço da tarifa. “São benefícios legais que não podem ser utilizados de forma indevida, com prejuízos aos demais usuários e para todo o sistema de ônibus. Inclusive podem ocorrer ações judiciais de ressarcimento por essas irregularidades”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Conforme a EPTC, outros 672 cartões TRI estão bloqueados para averiguação. São 294 cartões bloqueados, resultando em 140 regularizações e 154 suspensões de compra. Nestes casos, os envolvidos somente poderão comprar novas tarifas, com desconto de 50%, no próximo período letivo.
Cotidiano