Um avião da Trigana Air, que viajava com 54 pessoas a bordo, colidiu contra uma montanha em Bintange, no distrito de Oksibil, na remota Papua, na Indonésia neste domingo (16), informou o ministro dos Transportes Aéreos, Suprasetyo. Não se sabe se houve sobreviventes.
Ele confirmou às emissoras BBC e CNN a informação dada pelos moradores, que disseram ter encontrado os restos da aeronave no local. Porém, as buscas pelos restos foram suspensas pelas péssimas condições meteorológicas e devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira (17).
O voo ATR 42 decolou do aeroporto de Sentani às 14h21 (hora local) e iria pousar em Oksibil, mas perdeu contato com a torre de controle às 14h55. Segundo as autoridades, ele levava 44 adultos, cinco crianças e cinco tripulantes.
O diretor de operações da Trigana, Beni Sumaryanto, chegou a informar que o piloto pediu autorização para pouso 10 minutos antes da chegada, mas o avião não pousou. Cerca de 30 minutos depois, foi ordenado que um avião fizesse o mesmo trajeto para tentar localizar a aeronave, mas não encontrou nada.
A agência de notícias France Presse informou que a companhia aérea indonésia está em uma “lista negra” da União Europeia pela série de problemas que apresenta. A empresa está proibida, por exemplo, de voar no espaço aéreo europeu. Ainda de acordo com a agência, desde 1991, a Trigana Air teve 14 sérios incidentes durante os voos.
Cotidiano