Campanha de vacinação: 114 unidades de saúde da Capital atendem neste sábado

Cento e quatorze unidades de saúde da Capital estão abertas neste sábado, 15, durante o Dia de Mobilização para a Campanha de Vacinação Nacional contra a Paralisia Infantil e Multivacinação 2015, momento de atualizar o calendário de vacina das crianças de até cinco anos. O atendimento ocorre das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, ocasião em que pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação. O dia é de passe livre nas linhas de ônibus.
As vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre para esta faixa etária são BCG, Gripe, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP (tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche), Hepatite A, VIP (Vacina Inativada de Pólio) e VOP (Vacina Oral de Pólio). Acesse o esquema de vacinação, de acordo com a idade da criança.
Pólio – Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. O objetivo da Campanha contra a Paralisia Infantil é manter a elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem no Brasil, garantindo a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença. A utilização da vacina oral favorece a proteção coletiva, com a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, evitando a formação de bolsões de não vacinados.
A coordenadora do Núcleo de Imunizações da CGVS (Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde), Patrícia Wiederkehr, enfatiza a importância de os pais ou responsáveis pelas crianças irem às unidades de saúde com a caderneta de vacinação da criança em mãos. “Ela é fundamental para que possa ser revisada e atualizada, conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”, explica Patrícia. As crianças nessa faixa etária que não tenham sido vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, durante a campanha deste ano, também serão imunizadas.
A Campanha de Multivacinação vai até 31 de agosto e pretende atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças com idade até cinco anos (zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias).