A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul transferiu, nesta sexta-feira, R$ 55,1 milhões a hospitais. Os valores são referentes a verbas federais destinadas aos prestadores de serviços pelo SUS. Esse pagamento é para serviços como consultas, exames e cirurgias. Os recursos foram destinados diretamente aos hospitais ou aos fundos municipais de saúde, e a clínicas e laboratórios.
Entre os valores repassados, estão os correspondentes à média complexidade, que é a referência para a atenção básica em saúde. Nesses atendimentos, estão incluídos consultas, exames de diagnóstico, cirurgias ambulatoriais especializadas e procedimentos de traumato-ortopedia, entre outros.
A alta complexidade, por sua vez, abrange assistência que envolve maior tecnologia e custo mais elevado. Entre as principais áreas que compõem este nível de atenção, estão procedimentos especializados, cirurgias hospitalares, terapias renais substantivas, tratamentos de patologias clínicas, quimioterapias e hemoterapias, entre outros.
Cotidiano