Um grupo de pesquisa dos Estados Unidos (EUA) informou que imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte continua realizando obras em seu complexo nuclear.
A análise do Complexo de Nyongbyon foi divulgada nessa quarta-feira (27).
Segundo os pesquisadores, imagens feitas em 29 de outubro exibem vários veículos nas instalações. Outras, de 14 de novembro, confirmam que obras foram realizadas em um edifício localizado perto do reator experimental de água leve.
Eles também disseram que um edifício alto está sendo construído nas proximidades do que aparenta ser uma instalação de pesquisa. O grupo acrescentou que não há indicações visíveis de operações no reator.
Em cúpula realizada com os Estados Unidos, em fevereiro, a Coreia do Norte buscou obter a suspensão de sanções em troca do desmantelamento do Complexo de Nyongbyon.
O lado americano, no entanto, exigiu que todas as demais instalações nucleares existentes também fossem desmanteladas. O encontro terminou sem que nenhum acordo fosse fechado.
Os dois países mantiveram ainda conversações sobre desnuclearização no mês passado, na Suécia. As autoridades envolvidas, porém, não conseguiram obter nenhum progresso.
*Emissora pública de televisão do Japão