O escritório de Turismo da República Tcheca acaba de lançar uma página web dedicada ao Natal. São dicas, costumes, curiosidades e agenda de eventos em português.
O Objetivo é promover para brasileiros o turismo numa época em que a atmosfera mágica toma conta do país.
Boa comida, belas paisagens, árvores naturais adornadas com artesanato, canções e brincadeiras nas ruas e inúmeras atividades.
E agora, quem quiser saber mais sobre o Natal tcheco, pode ver informações detalhadas em uma página web totalmente em português. Para acessar basta ir ao link https://www.czechtourism.com/pt/a/christmas/.
O Natal é um dos mais importantes feriados cristãos celebrados na República Tcheca. Independente da significação religiosa, as pessoas levam o Natal como um período de calma, tranquilidade e amor, sendo celebrado coletivamente entre família, amigos e conhecidos. À espera da celebração do nascimento de Jesus juntam-se muitas tradições influenciadas por costumes cristãos e pagãos.
“Advento”
O preparo começa com um mês de antecedência. É quando começa o chamado “Advento”, o período de quatro semanas de espera e preparação para o Natal, começando mais ou menos perto da virada entre novembro e dezembro.
No primeiro domingo do Advento, muitas pessoas constroem presépios nos seus lares e feiras de Natal inauguram-se nas praças. A maior feira de advento da República Tcheca acontece em Praga na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí).
No passado, o Advento era uma época de jejum e espera pelo Natal. Quase ninguém mais entra em jejum, mas alguns costumes antigos sobreviveram o teste dos séculos.
O mais visível é ter em casa uma guirlanda de Advento. Quando feita sem velas, é utilizada para a decoração de portas; se receber velas, servirá para a contagem das quatro semanas do Advento, ascendendo-se uma vela nova a cada domingo.
Outro costume é a trhání barborek (“remoção das Bárbaras”): no dia de Santa Bárbara, 4 de dezembro, retira-se um pequeno galho duma cerejeira, leva-se para o calor da casa, num vaso com água e cuida-se como se fosse uma flor. Se ele florescer até o dia 24, significa que todos os seus desejos serão realizado no ano que vem.
Outra tradição é a celebração do dia de São Nicolau, 5 de dezembro. À noite, as casas recebem a visita de Nicolau, do Anjo e do Diabo, sendo que Nicolau recompensa as crianças boas e o diabo pune as crianças más. No entanto, o diabo serve, hoje em dia, apenas para dar um pequeno susto: todas as crianças recebem doces e pequenos presentes de Nicolau.
Véspera
No dia 24, outros costumes observados há muito tempo são a preparação da mesa da ceia sempre para um número par de pessoas para a qual os convidados devem vestir-se de forma elegante.
Em praticamente todas as ceias têm sopa de peixe (preferencialmente carpa), carne à milanesa com salada de batatas e os tradicionais docinhos de Natal.
O momento após a ceia é aquele momento que faz os olhos das crianças brilharem, que procuram o local de onde se tocam os sinos: é o sinal de que Ježíšek (o “menino Jesus”), que nunca foi visto por alguém, acabou de passar pela casa deixando presentes sob a árvore de natal solenemente decorada.
Após a ceia e à entrega dos presentes, muitas pessoas, até mesmo ateus, vão à igreja mais próxima celebrar a missa da meia noite. Um clima completamente único pode ser sempre encontrado na Catedral de São Vito (katedrála sv. Víta) do Castelo de Praga (Pražský hrad) e na catedral de São Pedro de Brno.