As rodovias 129 e ERS-130 estão com trechos bloqueados em razão da chuva que provocou o transbordamento do rio Taquari. Os bloqueios foram confirmados pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem).
Conforme o órgão, na ERS-129, o acúmulo de água causou interrupção do tráfego em três trechos.
- Mariante a Bom Retiro (quilômetros 4 e 10)
- Bom Retiro a Estrela (quilômetros 13 e 14)
- Estrela a Colinas (km 50)
Não há alternativa de desvio para os dois primeiros segmentos. No último, no entanto, os motoristas podem utilizar como rota a estrada municipal.
A ERS-130 está interditada de General Câmara a Mariante (quilômetros 29 e 31) e de Mariante a Cruzeiro do Sul (quilômetro 48). Nesses trechos, não há caminhos alternativos.
A liberação do trânsito será realizada assim que as águas do rio Taquari retornarem a um nível seguro, sem pontos de alagamento nas estradas.
Cheia e famílias removidas
Conforme a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), o rio Taquari segue acima das cotas de inundação nos pontos de Muçum, Estrela e Taquari. Na parte mais alta, o rio já está em declínio. Mas na parte mais baixa deve sair da calha nas próximas horas. A condição só deve normalizar no final de semana, de acordo com o órgão.
Por conta da cheia, ao menos 30 famílias já foram retiradas de suas casas em Lajeado. Os atingidos foram levados ao Parque do Imigrante, no bairro Alto do Parque.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.