Cotidiano

Depois de cem anos, pássaro raro é visto no Rio Grande do Sul

O Parque Estadual do Turvo, administrado pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), em Derrubadas, recebeu um visitante raro: um exemplar da ave uiraçu.

A espécie é considerada a mais rara das águias florestais da região neotropical, de acordo com o biólogo Dante Andres Meller, que avistou o pássaro durante uma incursão ao parque.

“Observar um uiraçu na natureza é um sentimento surreal. Se não fossem as imagens para reafirmar, parece que a observação manteria um ar contínuo de será mesmo que aconteceu?”, afirma Dante.

De acordo com o pesquisador, os registros dessa espécie são raríssimos. Havia cem anos que essa ave não era vista no Rio Grande do Sul.

“Como nunca houve nenhum indício de que a espécie realmente ocorresse nas matas do parque gaúcho. O uiraçu permaneceu por longo período considerado extinto no Rio Grande do Sul”, acrescenta o pesquisador.

O achado fará parte da pesquisa de doutorado de Dante, que não pode divulgar mais detalhes do trabalho que desenvolve sobre a ocorrência das águias florestais.