Uma ação de vandalismo deixou milhares de clientes sem luz na região Sul do Estado. Conforme a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), ao menos 69 mil unidades consumidoras ficaram fornecimento em Pelotas. O serviço foi restabelecido pouco antes do meio-dia deste domingo (13).
A interrupção se deu na linha de transmissão que liga as subestações Pelotas 3 e Pelotas 5. A área onde a rede passa é de difícil acesso e, por isso, o trabalho de recomposição da linha foi mais demorado.
Pelas fotos divulgadas pela companhia, é possível ver que postes de madeira foram cortados. As estruturas caíram e arrebentaram o cabeamento. Ainda não se sabe quando que os postes foram serrados.
O número de clientes desabastecidos chegou a 69 mil entre 20h e a madrugada deste domingo. No entanto, a companhia fez manobras na rede e conseguiu retomar o fornecimento para cerca de 39 mil unidades consumidoras.
O serviço foi realizado mesmo com a chuva forte que atinge o Sul do Estado. A previsão da companhia previa retomada do abastecimento até o meio-dia e foi cumprida.