Cotidiano

Protótipo de relógios de rua será instalado em novembro na Capital

Após período de análise de documentos, a empresa Brasil Outdoor foi habilitada para instalação do protótipo do relógio de rua, que será colocado no Paço Municipal em novembro.

A empresa, que administra o mobiliário urbano de algumas das mais importantes cidades no mundo, como Londres, Paris, Roma, Milão, Madri, Washington e, no Brasil, Rio de Janeiro e Curitiba, terá dez dias, depois de instalado protótipo, para aprovação do material.

Se aprovada, a instalação efetiva dos 168 relógios eletrônicos digitais começará até o final do ano. A empresa terá um prazo de 24 meses para a instalação de todos os relógios.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior diz que é com este formato de soluções que a prefeitura quer trabalhar. “É um modelo econômico-financeiro, jurídico, de visão integrada e de caminho que queremos seguir. O mobiliário urbano e as estruturas jurídicas precisam bem servir ao interesse público”, afirma.

A Brasil Outdoor ganhou a licitação apresentando a proposta de R$ 81.709, 251, 99, o maior valor de outorga, correspondente a 11 vezes o montante do lance mínimo, de R$ 7 milhões, e duas vezes o da segunda proposta.

Wi-Fi

Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão.

Também contarão com Wi-Fi gratuito. Serão distribuídos em diversos pontos da cidade onde já há licenciamento ambiental, segundo a prefeitura de Porto Alegre.