Cotidiano

Procon Carioca faz mutirão para renegociação de dívidas

O Procon Carioca iniciou hoje (9) um mutirão online de renegociação de dívidas com empresas, em comemoração aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor.

A ação é promovida pelo órgão em conjunto com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil). O mutirão se estenderá até o próximo dia 20, facilitando a renegociação direta dos consumidores com cerca de 100 bancos e instituições financeiras cadastradas, por meio da plataforma consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça.

A subsecretária do Procon Carioca, Silvânia Parente, afirmou, em entrevista à Agência Brasil, que a renegociação de dívidas se destina somente a bancos e instituições financeiras. “Como é um mutirão para renegociação de dívidas, os bancos vão oferecer descontos bem atraentes para esse consumidor”. O desconto vai depender do caso e da instituição.

Rio de Janeiro - O Procon Carioca faz uma ação, no Centro da cidade, em comemoração aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor. O órgão promove um mutirão online de renegociação de dívidas direto com as empresas no site consumidor.gov.br. Na

Procon Carioca faz ação no Centro da cidade, em comemoração aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor  – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os atendentes do Procon Carioca deram início a uma operação presencial no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, que prosseguirá até quinta-feira (12), onde vão ensinar ao consumidor como fazer a renegociação no site do órgão, como, por exemplo, baixar o aplicativo do consumidor.gov.br e acessar o site para fazer a renegociação. “Também vamos ajudar aquele consumidor que tem problemas relativos a outros segmentos econômicos, como operadoras de telefonia”, explicou Silvânia.

O registro dos pedidos e as reclamações serão encaminhadas às empresas. Os consumidores que não tenham acesso à internet ou não saibam usar o computador para renegociar as dívidas no mutirão receberão ajuda, destacou a subsecretária.

O Procon Carioca também vai distribuir até o dia 12, no Largo da Carioca, material educativo com dicas sobre programas de consumo e direitos do consumidor. “Também estamos fazendo o papel educativo no Largo da Carioca”, afirmou a subsecretária.