A cheia que afeta o Lago Guaíba, em Porto Alegre, depois de fortes chuvas e que deixou desabrigados nas Ilhas já está diminuindo. No final de semana, o nível da água baixou 20cm. Nesta segunda-feira, 27, a medição das 17h marcou 2,23m na régua eletrônica no Cais do Porto.
O CEIC (Centro Integrado de Comando da Capital) estima que, apesar da tendência de baixa, a inundação ainda permaneça por 48 a 72 horas. A previsão de um período longo de tempo firme e pouca ou nenhuma chuva nos próximos dias também vai facilitar o escoamento das águas.
Pela primeira vez desde o início do alagamento, os moradores da Ilha dos Marinheiros conseguiram voltar para suas casas. O dia foi de limpar as casas. No total, ainda permanecem no abrigo montado na escola Estadual Alvarenga Peixoto 187 pessoas. O coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Nelcir Tessaro, destaca que esta é uma outra fase do trabalho. “Agora é o momento em que as famílias começam a voltar para suas casas. Esperamos que até quarta-feira, 29, todos tenham retornado. Por isso montamos kits de limpeza e distribuímos. Agora podemos visualizar o danos e fazer o levantamento das necessidades de cada morador”, afirma Tessaro.
Limpeza urbana – O DMLU informa que os caminhões das coletas domiciliar e seletiva ainda não conseguem acessar algumas áreas da região Arquipélago. A orientação é para que, nos locais afetados, a população retenha seus resíduos em casa, evitando que os sacos de lixo acabem entupindo bueiros e bocas de lobo ou contribuindo para o assoreamento de arroios.
Não há previsão de normalização do serviço nas seguintes áreas: Ilha Mauá – Arquipélago; Rua dos Pescadores – Arquipélago; Ilha dos Marinheiros – Arquipélago; e Saco da Alemoa – Arquipélago.
Cotidiano