Cotidiano

WorldSkills 2019: alunas do Senac-RS embarcam para a Rússia

As alunas gaúchas que representarão o Brasil na WorldSkills 2019 estão mais próximas desta que é a maior competição de educação profissional do mundo. A cabeleireira Bruna Rúpolo e a cozinheira Sofia Lerner, ambas alunas do Senac-RS, embarcaram no último domingo (18) para Kazan, na Rússia, onde ocorrerá a competição entre os dias 22 e 27 de agosto. Ambas já venceram as etapas escolares, regionais e a nacional para, então, poderem participar da disputa internacional que reunirá 1,4 mil estudantes em 56 ocupações, oriundos de 67 países.

São mais de dois anos preparando-se para a WorldSkills, com um treino de aproximadamente 8 horas por dia. Durante a preparação, Bruna realiza cortes de cabelo feminino e masculino, coloração e penteados aplicando o que é tendência na área da Beleza, a fim de se preparar para as provas. Ela enfrentará cabeleireiros de mais de 30 países. A cozinheira Sofia treina técnicas para o preparo de pratos internacionais, com diferentes tipos de ingredientes, já que terá que apresentar diferentes tipos de entrada, prato principal e sobremesa durante as provas em Kazan. São mais de 40 cozinheiros internacionais na disputa.

WorldSkills

É a maior competição de educação profissional do mundo que acontece, a cada dois anos, em um país diferente. Entre os critérios para participação está a idade limite de 22 anos durante a competição. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Ao total, o Senac nacional terá sete competidores na WorldSkills Kazan, nas seguintes ocupações: Cuidados de Saúde e Apoio Social (com a competidora Miriam da Silva e apoio da expert Elisângela de Almeida, do Senac MG); Recepção de Hotel (Paula Senna e a expert Angélica Furtado, do Senac RJ); Serviço de Restaurante (Gustavo Almeida, do Senac RN, e o expert André de Souza, do DR ES); Cozinha (Sofia Lerner e a expert Ana Loureiro, do Senac-RS); Cabeleireiro (Bruna da Silva Rúpolo e o expert Bayard Neto, do Senac-RS); Estética e Bem-estar (Isadora Berti e a expert Cristine Bittencourt, do Senac-SC); e Florista (Jessica de Campos, do Senac-SC, e o expert Tanus Saab). Já o Senai irá participar das competições com 56 alunos.

A delegação brasileira, que é representada por jovens de 12 estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi o grande campeão em 2015, quando a competição aconteceu em São Paulo. Em 2017, o país manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.