Cotidiano

Abastecimento de água em Alvorada e Viamão começa a se normalizar

Após cinco dias, o abastecimento de água começou a se normalizar em Alvorada e Viamão neste sábado, segundo a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Ontem à noite os motores da captação de Alvorada voltaram a funcionar, o que fez a ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade retomar a sua produção durante a madrugada de sexta-feira (24) para sábado.
Isso está permitindo a recuperação gradativa do sistema integrado de Alvorada e Viamão. Neste momento, a Corsan pede “que a população priorize o uso da água para as atividades mais necessárias. Assim, a regularização do serviço em todos os bairros será mais rápida”, afirma a empresa.
Para poder retomar o abastecimento, a Companhia teve de erguer um dique provisório para isolar do rio Gravataí a estação de captação, que foi inundada pela enchente. Depois, foram realizadas a drenagem da água que invadiu o local e a secagem dos motores. Uma fuga de energia e precisou ser solucionada antes dos os motores foram religados.
A Corsan continuará disponibilizando caminhões-pipas para a população de Alvorada e Viamão até o abastecimento se normalizar por completo.
Situação em Cachoeirinha e Gravataí
A ETA da Cachoeirinha começou a receber água bruta após a interligação de duas adutoras, o que está permitindo, segundo a Corsan, “uma normalização gradativa do sistema integrado desse município e de Gravataí”.
A obra foi necessária pois a estação de captação de água também foi alagada. Em situações normais, a água chega à EBAB por meio de uma adutora e, através de outra, é bombeada para a ETA. As duas tubulações foram interligadas, o que leva a água à estação de tratamento sem precisar passar pela área inundada.