Cotidiano

Luta contra o câncer infantojuvenil tem audiência pública na ALRS

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 a 19 anos no Brasil, gerando significativo impacto para as famílias e a sociedade. No dia 8 de julho foi lançada oficialmente a Frente Parlamentar em apoio ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), com o objetivo de aumentar os índices de cura da doença. Na próxima segunda-feira (19), às 19h, acontece no Memorial Legislativo uma audiência pública em apoio à Luta Contra o Câncer Infantojuvenil.

A iniciativa foi do deputado tenente coronel Zucco, com apoio dos parlamentares estaduais. A instituição será responsável pelos subsídios técnicos para que os parlamentares possam debater o tema da oncologia pediátrica no Estado do Rio Grande do Sul. No dia também será lançada a campanha Setembro Dourado, mês de conscientização da causa, que reunirá instituições de apoio, centros oncológicos, representantes do poder público, sociedade, pacientes e familiares.

Conforme Algemir Brunetto, diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil, nestes quase 30 anos de atuação do ICI, foram realizados inúmeros projetos na área da assistência e pesquisas científicas para aumentar as chances de sobrevida de crianças e adolescentes com câncer. “O ICI, em parceria com os gestores estadual e municipais de Saúde, estão desenvolvendo estratégias para viabilizar melhorias no modelo assistencial a crianças e adolescentes com câncer do nosso Estado visando otimizar o acesso à Rede Assistencial para diagnóstico precoce e tratamento, além de cuidados centrados na família”, destaca.

De acordo com a gerente institucional do Instituto do Câncer Infantil, Valéria Foletto, atualmente, as políticas públicas da oncologia pediátrica fazem parte de um modelo assistencial inserido naquilo que se aplica a pacientes adultos. “São realidades distintas no planejamento de prevenção, diagnóstico e tratamento. O apoio dos parlamentares, portanto, é fundamental para permitir avanços na definição de políticas públicas que levem em consideração as necessidades específicas da especialidade, permitindo assim melhores resultados para os pacientes”, completa.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.