Polícia Civil apreende 100 quilos de maconha em Passo Fundo

Na manhã desta quinta-feira, policiais civis deflagraram a Operação Beira Trilho, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no bairro Santa Maria, em Passo FUNDO. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, e nove mandados de prisão preventiva.
Até o momento, 11 pessoas foram presas, sendo duas em flagrante. Foram apreendidos 97 quilos de maconha, quatro quilos de crack, 80 gramas de cocaína, quatro pistolas, três veículos e mais de R$ 10 mil reais.
Segundo o delegado Diogo Ferreira, as investigações sobre o tráfico de drogas no bairro Santa Maria, especialmente na região próxima aos trilhos, tiveram início no mês de fevereiro deste ano, incluindo denúncias e informações repassadas pela comunidade.
“A área investigada está em um nível considerado gravíssimo de violência, onde os moradores sem envolvimento com o tráfico sofrem com a violência, além de serem intimidados pelos traficantes para ficarem quietos e também para aceitarem o tráfico e toda criminalidade no local. A violência é exercida pelos traficantes com disparos de arma de fogo, agressões a usuários e intimidação aos moradores, sendo que em muitos casos, usuários são torturados pelos traficantes em razão de não pagarem pelas drogas consumidas. Em razão disso, os próprios traficantes apelidaram o local de “Beco do Massacre”, em razão da violência empregada no local”, relatou o delegado.
Os suspeitos utilizavam câmeras de monitoramento nas ruas e becos próximos aos pontos de tráfico para vigiar a circulação de usuários, bem como para saber quando a polícia está na área realizando alguma diligência.
Conforme o delegado, nos locais onde ocorria o tráfico de drogas havia receptação de inúmeros objetos oriundos de furtos e roubos, incluindo a região próxima à estação rodoviária, onde os usuários praticavam os roubos e imediatamente se dirigiam para os pontos de tráfico para trocar os objetos e valores por drogas. Os veículos roubados em outros municípios da região também eram levados até os pontos de tráfico para trocar por drogas.
A investigação apontou que os suspeitos atuavam em diversos pontos na região, onde realizavam a venda de drogas (crack, cocaína, maconha), além de utilizar outros locais para guardar drogas, armas de fogo e objetos receptados de usuários.
Durante as investigações foram apreendidas aproximadamente 100 gramas de maconha, 50 pedras de crack, e buchas de cocaína, materializando o tráfico de drogas, bem como a associação para o tráfico. Após os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.