O pequeno país do sul tem várias características que o tornam um destino ideal para famílias com crianças pequenas. A qualidade de vida, segurança político-social, propostas familiares em vinícolas e vinhedos ou em espaços rurais e naturais a poucos quilômetros de distância e até mesmo as baleias são algumas das vantagens que tornam o Uruguai bem competitivo neste segmento, para aquelas famílias que cada vez mais decidem viajar pelo mundo inteiro.
Para acompanhar o crescimento global desse público, às vésperas do intervalo escolar em julho, o Ministério do Turismo lança um Guia de Turismo Familiar com 140 páginas coloridas que incluem dicas úteis, recomendações, jogos e cinquenta destinos para desfrutar do Uruguai em família. A versão digital do guia já pode ser encontrada em www.turismo.gub.uy, por enquanto em espanhol.
O guia está organizado em cinco seções: “Generalidades do Uruguai”, “Preparando a viagem”, “Jogando para ser uruguaio” (dedicado às principais marcas de identidade do país), “Férias ao ar livre” (que oferece recomendações para desfrutar dos campos, áreas protegidas e parques urbanos uruguaios) e “Escapadas”, que inclui 50 roteiros turísticos para desfrutar com a família.
O guia foi imaginado para um público cada vez mais amplo e diversificado; levando em conta as múltiplas mudanças sociodemográficas que caracterizam as sociedades atuais. Uma das grandes vantagens comparativas que o Uruguai tem para este público são suas praias e seus centros termais de qualidade com diferentes alternativas de entretenimento.
O produto do sol e da praia tem sido historicamente preferido pelas famílias, embora não seja o de crescimento mais pronunciado. O turismo cultural, o turismo gastronômico e o ecoturismo estão ganhando terreno no setor internacionalmente e são precisamente algumas das áreas em que o Uruguai teve importantes avanços nos últimos anos.
“Segurança, acomodações com atividades adaptadas às famílias e ambiente agradável são fatores decisivos para as famílias na hora de escolher um destino, como refletido em vários estudos internacionais, e o Uruguai tem muito a oferecer nessa linha”, afirmou o ministro da Saúde. Turismo, Liliam Kechichián.
Kechichián também destacou a compatibilidade deste tipo de viajantes com os objetivos estabelecidos no Plano 2030. “Em geral, os viajantes estão interessados em conhecer a cultura, costumes, gastronomia e tradições locais e que valorizam a sustentabilidade. das propostas e destinos, e isso para nós é muito importante “, disse ele.