Greve de servidores do INSS deve prejudicar atendimento à população

O atendimento ao público nas agências da Previdência Social no Rio Grande do Sul deve ser prejudicado a partir desta terça-feira pela greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Uma reunião do comando de greve em Porto Alegre, às 19h desta segunda, define atos de mobilização dos trabalhadores. A previsão é de que a concentração ocorra no início da manhã, na sede da Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico.
A adesão é estimada em mais de 70% dos trabalhadores, inclusive no interior do Estado. A manutenção de 30% do efetivo em serviços essenciais, como perícias médicas, deverá ser administrada pelas gerências em cada local.
O concurso público anunciado pelo governo federal, na última semana, não foi considerado suficiente pela categoria, pois deve suprir apenas necessidades de novas agências. Já nas unidades antigas, segundo o diretor do SindisprevRS (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência no RS), Thiago Manfroi, cerca de 15 mil servidores no país aguardam aposentadoria.
A greve geral dos funcionários do INSS foi confirmada em mais 15 estados do País, segundo a federação da categoria. O governo acenou com reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos, enquanto os servidores exigem 27% para compor perdas, além de melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público.