Após quase dez dias de um forte bloqueio atmosférico atuando sobre grande parte do Rio Grande do Sul, uma frente fria vai avançar pelo Estado. O sistema será “empurrado” da Argentina e do Uruguai pela atuação de uma massa de ar polar, que atua após a frente fria.
Com isso, a terça-feira deve ainda começar com sol na maior parte do Estado. No entanto, conforme o ar polar empurra as instabilidades, a chuva chega ao Sul, Campanha, Fronteira Oeste e região Central do RS entre a tarde e a noite.
Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Não se descarta ventania e até queda de granizo isolada. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o risco de queda abrupta da temperatura. De acordo com o órgão, há “leve risco à saúde”. O declínio será entre 3ºC e 5ºC em poucas horas.
Já nas outras regiões gaúchas – Noroeste, Norte, Serra, Litoral Norte e região metropolitana – só devem ter chuva na quarta-feira. A chuva fica concentrada entre a madrugada e manhã nessas regiões. Nenhum órgão emitiu advertência para risco de temporais.
Em Porto Alegre, mais um dia de sol e temperaturas elevadas para esta época do ano. Mínima de 18°C e máxima de 27°C. A chuva só chega à Capital na quarta e com muito pouco volume.