Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como pressionar um botão.
Acionar um brinquedo eletrônico, por exemplo, é uma tarefa que não conseguem realizar sozinhas. Porém, um projeto que a Universidade Feevale está realizando em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de ajudar as brincadeiras de algumas dessas crianças.
A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adaptará brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Hoje, um acionador específico – espécie de botão de maior tamanho para ser utilizado por pessoas com dificuldades motoras.
Por meio da campanha, a Feevale realizará workshops para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, após, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.
Para viabilizar a campanha, a Universidade necessita do auxílio da comunidade e, por isso, aceita a doação de brinquedos movidos a pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados nas oficinas.
As entregas podem ser feitas até um dia antes da oficina. Os demais materiais para a montagem dos acionadores adaptados serão disponibilizados pelo programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich.
Oficinas
3 de junho, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min
29 de junho: das 9h às 12h
Local: Oficina Tecnológica, no Câmpus II da Universidade Feevale
Carga horária: 3 horas
Inscrições: gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail [email protected]