Quando o assunto é rali, quem nunca ouviu falar da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul? O município tem como marca registrada um dos públicos mais apaixonados pelo automobilismo off-road.
Assim é Erechim: com largadas promocionais lotadas e super-primes de torcedores na torcida pelos participantes.
Organizada pelo EAEC – Erechim Auto Esporte Clube –, o Erechim Rally Brasil será realizado de 30 de maio a 02 de junho, e somará pontos pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
O evento ainda valerá pelo Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade, Copa Maxi Rally e Copa Absoluto Tração Simples Codasur.
Até o momento, 48 duplas montarão seus boxes (parque de apoio) no Polo de Cultura – Parque da ACCIE, localizado na Rua Henrique Pedro Salomoni, S/N.
As atividades do Erechim Rally Brasil serão iniciadas no dia 30, com a abertura da secretaria de prova, às 7h30. Às 20h, acontecerá um dos momentos mais aguardados: a largada promocional para todas as categorias: RC2, RC4, RC3 e RC5.
Trecho cronometrado
No total, serão 153 quilômetros de trecho cronometrado, divididos em oito especiais e dois dias de disputas. No dia 1 de junho, os competidores terão 92 quilômetros pelas especiais: SS São Roque – Kerber Mix, SS Vale Dourado – Cristalina, SS Vale dos Parreirais – Cavaletti.
A disputa prossegue no dia seguinte, com as especiais: SS Barão de Cotegipe e SS Verdureiros – Paulo Bento, contabilizando 61 quilômetros.
Com poucos dias antecedendo ao certame, as equipes estão dedicadas nos preparativos finais, a fim de deixar toda a estrutura mecânica pronta.
“Nosso foco está em conquistar uma ótima colocação no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, portanto, queremos fazer uma etapa no capricho, entrando em cada especial com muita determinação e bastante focados”, disse o piloto Luiz Poli, que compete ao lado do navegador Damon Alencar, pela categoria RC5.
Mas, o desafio do piloto será ainda maior, uma vez que ele competirá pela primeira vez neste evento. “Essa é uma prova muito famosa, principalmente, pelo envolvimento do público. Ainda, teremos a concorrência de duplas internacionais que disputarão o título do Sulamericano. Concentração será a palavra chave”, concluiu.
Fazem parte da programação oficial do Erechim Rally Brasil dois super-prime (diurno e noturno), nos quais os carros largam de dois em dois, percorrendo um circuito fechado com diversos desafios.
Para o público ter acesso será solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível. A iniciativa faz parte da ação Rally Solidário, cujas doações serão entregues ao Programa Mesa Brasil, do Sesc Erechim.
Programação – Erechim Rally Brasil
Datas: 30 de maio a 2 de junho de 2019
Acesso ao Parque da ACCIE: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local
29 de maio – quarta-feira
9h: Abertura do Parque de Apoio (Parque da Accie)
19h30: Jantar de confraternização (Parque da Accie)
30 de maio – quinta-feira
8h: Início do reconhecimento das especiais pelos competidores
20h: Largada promocional (Praça da Bandeira, centro de Erechim)
31 de maio – sexta-feira
8h: Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h10: Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento
14h45: Coletiva de imprensa (sala de imprensa internacional)
15h: Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)
18h38: Largada do super-prime noturno – SS Sicredi/Eaec
1º de junho – sábado
8h18: Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1
8h46: Largada da Especial Cristalina 1
9h24: Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 1
11h37: Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2
12h05: Largada da Especial Cristalina 2
12h43: Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 2
14h53: Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec
2 de junho – domingo
8h33: Largada da Especial Barão de Cotegipe 1
9h11: Largada da Especial Verdureiros 1
11h09: Largada da Especial Barão de Cotegipe 2
11h47: Largada da Especial Verdureiros 2
14h: Premiação (Parque da Accie)