As áreas de instabilidade que trouxeram chuva para o Rio Grande do Sul entre a segunda e esta terça-feira (16) se afastam. Ainda pode chover em toda a região metropolitana, Litoral Norte, Serra e Vales. A instabilidade ainda está associada com a umidade presente no oceano.
No lugar do tempo chuvoso, chega um sistema de alta pressão atmosférica. Ele termina de empurrar as nuvens para Santa Catarina e para o mar. No entanto, ele derruba as temperaturas.
O ar mais seco inibe a formação de nuvens de chuva na maioria das regiões. Com o vento soprando de Sul, as temperaturas caem rapidamente na madrugada.
Mínima prevista de 10°C em Vacaria; 13°C em Santa Maria e 14°C em Uruguaiana. Mas, durante o período da tarde, o Rio Grande do Sul terá temperaturas em elevação. Por conta disso, a amplitude térmica – ou seja, a diferença entre mínimas e máximas, – será superior a dez graus Celsius.
No período da tarde, Santa Rosa deve ter máxima de 29°C; Passo Fundo 26°C; Montenegro 27°C e no Chuí faz “apenas” 23°C.
Porto Alegre ainda deve começar a quarta-feira com tempo nublado a nublado com chuva. Mínima de 18°C. Mas, à tarde, esquenta um pouco. Máxima de 23°C.