Nasa Science Days aterrissa em Porto Alegre

Quem for ao Iguatemi Porto Alegre nesta semana, nos dias 27 e 28, vai se sentir em outro planeta. O Nasa Science Days chega ao shopping para proporcionar uma série de experiências ligadas ao universo científico e aeroespacial.

Com entrada gratuita, este ano, a iniciativa tem uma motivação extra: a missão Apollo 11, quando dois astronautas pisaram na lua pela primeira vez, está completando 50 anos.

O Science Days é inspirado no Dia do Espaço que acontece anualmente na Flórida, nos Estados Unidos. Ele tem como propósito educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da ciência e da tecnologia por meio de oficinas interativas, palestras com profissionais. Além de exposição de artigos históricos e raros ligados a missões da Nasa.

Para realização das atividades, o evento conta com a parceria da Nasa com a Agência Espacial Brasileira, a Agência Espacial Europeia e a Fundação Astronauta Ian Ramon, parceira da Agência Espacial Israelense.

As palestras serão conduzidas por profissionais renomados ligados às agências. São eles: Jefferson Michaellis, Diretor de Educação Espacial da Kennedy Space Center International Academy, Vinicius Fantuchi, engenheiro responsável pelos programas educacionais entre Brasil-EUA da Kennedy Space Center International Academy, Gary Stutte, do Laboratório Espacial do Kennedy Space Center, e Jim Christensen, diretor executivo da Fundação Buzz Aldrin Share Space.

Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores globais, o impacto sobre as agências espaciais no planeta Terra, o futuro da ciência e da tecnologia.

E também experiências e vivências de quem trabalha em uma das principais agências espaciais do mundo: a Nasa.

E, para experimentar um pouquinho da sensação de ir para o espaço, os visitantes poderão participar de oficinas e outras atividades realizadas no Pavilhão Nasa.

Os participantes poderão pilotar rovers – veículos de exploração espacial – em um ambiente que simula a superfície de um asteroide.

Já a atividade ‘My first Rover” busca ensinar a importância do trabalho em equipe ao montar uma réplica do modelo Curiosity, enviado em 2012 à Marte em missão exploratória.

Em outras oficinas, as crianças e adolescentes conhecerão, ainda, o trabalho da Agência Espacial Brasileira.

Em parceria com a Junior Achievement e com o intuito de fomentar o empreendedorismo e estimular iniciativas no setor, o evento vai contar ainda com uma área para expor dez projetos inovadores de estudantes da Capital ligados a robótica e tecnologia.

Todas as atividades são gratuitas e possuem tradução simultânea. As vagas são limitadas, e o processo de inscrição será por ordem de chegada.

Serviço:

Data: 27 e 28 de março

Horário: das 10h às 22h

Local: Praça Erico Verissimo do Shopping Iguatemi Porto Alegre

Acesso: gratuito