Cotidiano

Startup gaúcha expõe no principal festival de inovação do mundo

A TownSq, startup brasileira que oferece uma solução para síndicos e moradores de condomínio, é uma das expositoras do South by Southwest (SXSW), festival de inovação que termina neste domingo (17) na cidade de Austin, no Texas, e que dita as principais tendências de comportamento e consumo que impactarão o mundo nos próximos anos.

Fundada em Porto Alegre (RS) em 2013 como SocialCondo e acelerada pela WOW Aceleradora, a TownSq internacionalizou a operação em 2017 e hoje disponibiliza sua solução para mais de 5 milhões de residentes no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México.

A meta para 2019 é consolidar a operação no exterior e dobrar a base atual no Brasil, que hoje gira em torno de 100 mil clientes.

A empresa escolheu o SXSW, que atrai olhares de todo o mundo e se propõe a apresentar as principais tendências tecnológicas que impactarão o cinema, a música e as demais mídias nos próximos anos, para apresentar o seu aplicativo que nos Estados Unidos já permite realizar o pagamento da taxa do condomínio via cartão de crédito, além de estar integrado com grandes ERPs. De acordo com a organização do evento, passarão pela SXSW mais de 75 mil pessoas até o próximo dia 17.

Denys Hupel, cofundador e CMO da startup, comenta que a TownSq atua em um segmento altamente competitivo, mas se diferencia por transcender o modelo convencional.

“Vamos além do tradicional simples ‘sistema para condomínio’ que vemos aos montes no mercado. Oferecemos uma solução completa para síndicos e moradores, focada em oferecer uma melhor experiência do usuário dentro de seu condomínio e, por consequência, valorizar seu patrimônio”, diz.

Hupel explica que ainda é pequena a parcela de síndicos realmente qualificados e preparados para realizar uma gestão eficiente e de qualidade, mesmo nos Estados Unidos.

“Os condomínios estão cada vez maiores e mais complexos do ponto de vista da gestão e os processos tecnológicos precisariam acompanhar esta evolução. O que vemos, na prática, é que a maioria deles não o faz”, acrescenta. Por isso, recentemente a empresa lançou a iniciativa Síndicos Profissionais TownSq, para capacitar e certificar os profissionais.