Rio Grande do Sul

Presidente da Psoríase Brasil é homenageada com Troféu Mulheres Nota 10 RS

A voluntária Gládis Lima, presidente da ONG Psoríase Brasil, será uma das dez mulheres homenageadas com oTroféu Mulheres Nota 10 Rio Grande do Sul neste sábado (16), às 16h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A premiação é uma iniciativa do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e a presidente da ONG foi uma das dez selecionadas entre dezenas de indicações. Embora seja apartidária, a Psoríase Brasil tem ganho muito apoio de políticos do PRB nos trabalhos em busca de políticas públicas pela doença em nível local, regional e nacional. Em Porto Alegre, o vereador José Freitas (PRB) preside a Frente Parlamentar pela Psoríase e outras doenças de pele na Câmara Municipal e no Congresso Nacional o deputado federal Carlos Gomes tomará posse da presidência da Frente Parlamentar marcada a ser instaurada em 20 de agosto deste ano. Em ambas as Frentes, Gladis Lima tem participação como membro de entidade civil organizada.

A Psoríase Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega associações regionais brasileiras de pacientes com Psoríase. Criada em 2000, em Porto Alegre (RS), por Gládis Lima, a Psoríase Brasil foi oficializada em 2010 e, desde então, passou a ter representatividade nacional e internacional. A entidade tem como parceira a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) possui Comitê Científico composto por médicos dermatologistas da SBD e é membro de instituições internacionais, como a IFPA – Federação Internacional das Associações de Psoríase -, Latinapso – Rede Latino-Americana de Psoríase – e IAPO – Internacional Alliance of Patient’s Organizations, entre outras.

Gládis Lima é graduada em Administração de Empresas e trabalhou por mais de 20 anos em instituição financeira. Em 2000 começou a atuar em prol dos pacientes com psoríase, criando a Associação Nacional Psorisul, em 2001, e ampliou a atuação a todo o Brasil, em 2010, com a fundação da Psoríase Brasil. A entidade busca fazer valer o direito dos pacientes de psoríase e artrite psoriásica por meio de ações de advocacy e pela disseminação de informações contra o preconceito e o desconhecimento acerca da doença.