O HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), em Porto Alegre, sob o comando da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimento 100% SUS, terá um aumento de quatro vezes no número de leitos da Emergência Pediátrica durante a Operação Inverno da prefeitura. A Operação Inverno começa em 15 de junho e vai até 15 de agosto.
Referência no atendimento obstétrico e pediátrico, nos meses mais frios do ano o hospital se converte em uma das principais portas de entrada da Capital e do Estado para pacientes pediátricos vítimas de doenças respiratórias, entre outras patologias comuns nesta época.
“O HMIPV tem tradição em atendimento de média e alta complexidade em pediatria, ginecologia, obstetrícia e psiquiatria feminina. É um hospital altamente qualificado, que no inverno tem um papel ainda mais importante no atendimento à saúde pública”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Para a Operação Inverno 2015, a estrutura do hospital foi preparada com a finalidade de assimilar o aumento de demanda do período:
– Na Emergência Pediátrica (unidade de triagem, consulta e observação clínico-cirúrgica, para pacientes na faixa etária de 0 a 12 anos e 11 meses), o número de leitos passa de cinco para 20.
– Na UTI Pediátrica (internação clínica-cirúrgica para pacientes na faixa de 2 meses a 12 anos e 11 meses, os leitos foram aumentados de seis para 10.
– Na Internação Pediátrica (atende pacientes de 0 a 12 anos e 11 meses que necessitam de acompanhamento direto das equipes nas mais variadas patologias) o número de leitos passa de 15 para 38.
Todos estes preparativos representam um investimento de R$ 2.061.839.000 do município na preparação da estrutura de atendimento neste período.
Cotidiano