Cotidiano

Hospital Moinhos de Vento terá nova Emergência Pediátrica

Um importante passo será dado pelo Hospital Moinhos de Vento em 2019: a construção da nova Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel. O protocolo de intenções, que oficializará a doação filantrópica para o empreendimento, foi assinado no dia 31 de janeiro.

Ocupando uma área de 500 m² no bloco A da instituição, o nome da unidade será uma homenagem à esposa de João e mãe de Ricardo e Rodrigo Vontobel. Os empresários doarão R$ 12 milhões para o projeto. De acordo com o superintendente do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, a iniciativa vai ampliar e qualificar o pronto-atendimento do hospital, elevando, assim, o patamar de saúde em Porto Alegre. “Todo o ambiente foi planejado para atender o paciente grave com mais atenção e rapidez, seguindo o padrão de todas as obras realizadas nos últimos cinco anos”, destaca Parrini.

O presidente do Conselho de Administração do hospital, Eduardo Bier considera a assinatura do protocolo de intenções da doação mais um importante reconhecimento ao trabalho realizado na instituição. “A parceria vem para fortalecer ainda mais o nosso propósito de cuidar de vidas. Assim como o Moinhos de Vento, a família Vontobel também tem orgulho da sua trajetória e está engajada na busca e no compromisso com uma sociedade melhor e mais desenvolvida”, aponta o gestor.

Infraestrutura completa, tecnologia de ponta, ambientes arejados e visualmente adaptados, aliando o lúdico ao funcional, compõem as principais características do novo serviço. Com início das atividades previsto para o final do mês de abril, o local está sendo planejado para oferecer atendimento ágil e integrado às crianças e familiares. “Será um espaço de referência na linha de cuidados pediátricos na nossa cidade, que há 15 anos não inaugura um serviço de emergência pediátrica. Queremos que seja um modelo de excelência”, afirma o Chefe do Serviço de Pediatria João Mafalda Krauzer.

“Desde sempre apoiamos questões sociais e de interesse da nossa comunidade. Esta doação para a nova Emergência Pediátrica possibilitará que o Hospital Moinhos de Vento atenda com excelência às crianças, em um ambiente pensado e planejado para elas. Além disso, é uma justa homenagem que prestamos à nossa mãe, que tanto contribuiu para os negócios de nossa família, possibilitando ações como esta”, relata Rodrigo Vontobel.

Exemplo americano

Com a nova emergência pediátrica, o Moinhos segue expandindo no Brasil a tradição da filantropia, muito difundida nos Estados Unidos. A inspiração vem da própria Johns Hopkins, instituição a qual o Moinhos de Vento é afiliado desde 2013 e com quem mantém diversas parcerias para transferência de conhecimento sobre educação médica, pesquisa e assistência.

A maternidade Helda Gerdau Johannpeter (2011) e o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling (2016), serviços de referência no hospital, também foram construídos com o apoio de famílias tradicionais da sociedade gaúcha — além de receber o nome de suas matriarcas.