A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue monitorando os municípios afetados pelas chuvas desta semana. Nesta sexta-feira, a situação começou a se normalizar nas localidades que foram atingidas. A intensa precipitação deixou dezenas de municípios alagados, especialmente no Litoral Norte, Região Metropolitana e Vales do Taquari-Antas, Caí, Vale dos Sinos e Bacia do Guaíba.
Em Barra do Ribeiro, Tapes e Morrinhos do Sul, além de prejuízos econômicos, tiveram moradores desalojados. Equipes de Defesa Civil foram até os locais para prestar assistência e suporte às comunidades atingidas. Estão disponíveis embarcações e aeronaves para atuar no resgate às famílias ilhadas, trabalho desenvolvido em conjunto com o Comando Ambiental e o Corpo de Bombeiros dos municípios.
“Desde que a precipitação começou a afetar as localidades já enviamos equipes para monitorar e auxiliar as prefeituras. Quando a comunidade foi atingida pela água nós já estávamos preparados com embarcações e aeronaves, para conseguir identificar locais de difícil acesso e levar as pessoas para um lugar seguro. Trabalhamos dia e noite para garantir que ninguém ficasse ilhado”, destacou o subchefe de Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins de Lima.
No começo da manhã desta sexta-feira, o nível da água começou a baixar e os moradores puderam retornar às suas residências, neste momento é feita a limpeza dos locais. Nenhum município formalizou decreto de Situação de Emergência até o momento, mas a Defesa Civil, através de seus coordenadores regionais, orienta e auxilia no processo.
Cotidiano