Na sexta-feira (1º), uma frente fria toma conta do Rio Grande do Sul e até o final do dia chove em todas as regiões do Estado.
De acordo com a previsão, o dia já começa com aumento de nebulosidade no Sudeste e na Campanha do Estado. Nessas regiões, são esperados os volumes mais expressivos de chuva.
Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a chuva poderá ser forte eventualmente. À medida que o sistema se desloca, as instabilidades ganham força com o calor e provocam chuvas que podem vir com temporais (descargas elétricas, ventos e até granizo).
Nas demais cidades do Estado, a chuva vem em forma de pancadas também com potencial para temporal. A temperatura continua alta e a sensação é de abafamento.
Em Pelotas: chuva intercalada com períodos de céu nublado. Mínima de 23°C e máxima de 33°C. Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 30°C.
No Litoral Norte também vai ter chuva nesta sexta. Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 36°C.
Em Porto Alegre, o dia amanhece nublado e as pancadas de chuva acontecem à noite, de acordo com a previsão. Os termômetros variam entre 24ºC e 38ºC.
No sábado, o destaque fica por conta da queda nas temperaturas. Após a passagem da frente fria, os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul.
A temperatura máxima diminui cerca de 10° C se comparada ao dia anterior. Ainda há condições de chuva, principalmente na metade Norte e parte do Leste onde as pancadas podem ser expressivas e com trovoadas.
No domingo, haverá sol com nuvens e temperaturas agradáveis, entre 22° C e 24° C, durante o período da tarde.