Cotidiano

Cultura do Japão invade a praia de Copacabana com dança e alegoria

Os cariocas e turistas que aproveitavam o domingo de sol (20) na Praia de Copacabana foram surpreendidos por representantes da comunidade japonesa que, além de distribuir sacolas aos banhistas para que recolhessem o lixo e não sujassem a areia, parti...

Os cariocas e turistas que aproveitavam o domingo de sol (20) na Praia de Copacabana foram surpreendidos por representantes da comunidade japonesa que, além de distribuir sacolas aos banhistas para que recolhessem o lixo e não sujassem a areia, participavam de um desfile típico oriental na Avenida Atlântica.

Segundo informou o organizador do Rio Matsuri, festival da cultura japonesa que vai acontecer no Riocentro no próximo fim de semana, Sérgio Takao, a meta é compartilhar uma das principais características da cultura nipônica, “que é o cuidado com o asseio dos espaços públicos e a consciência de que cada cidadão é responsável pelo ambiente em que vive. A ideia é dar o exemplo para que todos cuidem melhor dessa cidade maravilhosa”.

A manipuladora de alimentos Vânia Souza, de 39 anos, que curtia a praia com amigos, achou a iniciativa positiva.

“As pessoas precisam aprender desde pequenas, em casa, que cada um é responsável pelo seu lixo. Infelizmente, a maior parte dos cariocas acha que gari é empregado. Não é. Todos somos responsáveis. Acho que ações como essa ajudam a constranger os que deixam a praia suja e estimulam a reflexão”, disse Vânia.

As apresentações de dança foram acompanhadas de tambores tradicionais (taiko) e uma alegoria de dragão com mais de 10 metros de comprimento, que encantaram o público que teve uma pequena amostra do que poderá encontrar no Rio Matsuri, entre os dias 25 e 27 deste mês.

Durante os três dias de evento, será possível conhecer em detalhes os hábitos, a culinária, os esportes, as artes, a música e as filosofias do Japão, tudo apresentado por japoneses e seus descendentes.

Rio Matsuri

A programação inclui atrações para todas as idades, ao preço de R$ 30 (inteira). Crianças até 8 anos entram de graça.

Essa segunda edição do evento traz novidades, como a ampliação de áreas que fizeram sucesso no ano passado. O espaço gastronômico, por exemplo, que oferece a comida tradicional do Japão, mais que dobrou de tamanho.

Os visitantes verão, ainda, apresentações de artes marciais, cerimônia do chá, exposições de Mangá, Bonsai, Ikebana e artes plásticas, além de oficinas de gastronomia, Origami, Mangá, Shodô, Pixel Art e Ikebana, entre outras atrações.