O Viaduto Utzig, localizado na avenida Benjamin Constant, na zona Norte de Porto Alegre, foi alvo de mais um ato de vandalismo e, durante a noite, está às escuras. De acordo com a Prefeitura da Capital, duas caixas controladoras de energia foram totalmente destruídas e todos os disjuntores e cabos de energia foram furtados ou danificados, atingindo também o terminal de transporte público.
Em razão do vandalismo, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) encaminhou a situação para a SMSurb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), que por meio da Coordenação de Iluminação Pública, atua desde quarta-feira (16), na avaliação e encaminhamento de uma solução para o problema. Conforme a SMSUrb, foi um furto de grandes proporções e, devido à intensidade dos estragos, até o início da próxima semana será feito o levantamento total dos danos e dos materiais furtados para reposição. Só então, as equipes poderão prever o período necessário para realizar o conserto dos estragos. Até o momento, foram repostos os cadeados e serão soldadas as proteções das portas.
“Além das conhecidas dificuldades financeiras, é um absurdo que ainda tenhamos gastos devido a furtos e ao vandalismo. Nossas equipes deveriam estar se dedicando a manutenção de outros pontos, mas precisam direcionar esforços em casos como estes. Por vezes, precisam até refazer projetos de instalações elétricas, para evitar novos atos de vandalismo. Nestes casos, somos tão vítimas quanto a população que fica sem o serviço. O material só é furtado porque alguém os compra. É caso de polícia e não de falta de iluminação pública”, afirmou o secretário municipal de serviços urbanos, Ramiro Rosário.
O secretário ressalta, ainda, que não se trata de um furto simples, mas sim de grandes proporções, e que inclusive a Policia Civil já foi oficiada pela pasta. “Com mais este caso, temos a certeza de que não estamos lidando com pequenos ladrões, mas sim com meliantes visivelmente capacitados em questões elétricas. Os estragos causados por eles são de grandes proporções e somente alguém com conhecimento técnico poderia realizar este ato”.
A SMSeg (Secretaria Municipal de Segurança), por meio da Guarda Municipal, informou que manterá o reforço do patrulhamento no local até o problema ser resolvido.
- Agora no Trânsito
- Cotidiano
- Porto Alegre
- Rio Grande do Sul
- avenida benjamin constant
- Capital
- depredação
- Empresa Pública de Transporte e Circulação
- EPTC
- furto
- furto de cabos
- iluminação pública
- Polícia Civil
- Porto Alegre
- ramiro rosário
- Secretaria Municipal de Segurança
- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
- smseg
- smsurb
- vandalismo
- viaduto utzig