Manifestantes ocuparam na madrugada de hoje (18), por volta das 5h, as dependências do Ministério da Fazenda. Integrantes da Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil) disseram que a ocupação é uma manifestação contra o corte orçamentário anunciado pelo governo.
De acordo com informações dos organizadores, há mais de mil manifestantes no prédio. A Polícia Militar, no entanto, calcula em 500 os ocupantes no edifício que fica na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.
O coordenador-geral da Fetraf (federação ligada à Central Única dos Trabalhadores, a CUT), Marcos Rochinski, que lidera a ocupação, disse que os trabalhadores pretendem negociar o contingenciamento orçamentário para evitar que a medida atinja a agricultura familiar. “Não é justo punir justamente o setor que produz alimentos para a população brasileira”.
Os manifestantes ocuparam todos os andares do Ministério da Fazenda, que ficou fechado para a entrada de servidores. Por volta das 11h, o edifício foi desocupado.
Cotidiano