O governo do Rio Grande do Sul informou que partir desta terça-feira (18), veículos novos, veículos que fizerem transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e outros casos que exigem substituição (furtos, avarias) já terão a nova placa padrão Mercosul no Estado.
De acordo com o governo, a troca da placa não é necessária para os demais veículos, que não contam com data-limite para adotar o novo modelo.
Como fazer
A partir do dia 18, a compra da placa é feita com as estampadoras credenciadas ao Denatran, homologadas pelo Serpro e cadastradas no DetranRS.
A lista das estampadoras aptas a trabalhar no Rio Grande do Sul pode ser conferida no site do DetranRS. O preço da placa não é determinado pelo DetranRS, mas regulado pelo mercado.
O procedimento para emplacamento sempre começa e termina no CRVA. Com a autorização para confecção da placa em mãos, o proprietário do veículo ou o seu representante legal deve procurar uma das empresas estampadoras e solicitar a placa.
Depois, com a placa em mãos, o proprietário do veículo volta ao CRVA para fazer a colocação da placa no veículo e a autorização para expedição do documento.