As autoridades da Coreia do Norte advertiram que as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao país pode levar ao “bloqueio das negociações para a desnuclearização da Península Coreana”.
A informação foi divulgada pela mídia estatal no domingo e atribuída ao Instituto de Estudos Americanos, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.
Os Estados Unidos impuseram novas sanções a assessores diretos do governo da Coreia do Norte, como Kim Jong Un e Choe Ryong Hae, além de outros dois. Os quatro tiveram os ativos congelados nos Estados Unidos.
O comunicado informa sobre o risco de Pyongyang suspender as articulações para a desnuclearização. O texto apela ainda para flexibilização das medidas impostas pelos Estados Unidos.
Em junho, os presidentes norte-coreano, Kim Jong Un, e o norte-americano, Donald Trump, reuniram-se em Cingapura em busca de avançar as negociações. Porém, as autoridades dos Estados Unidos questionaram o tratamento dispensado aos direitos humanos na Coreia do Norte.
As autoridades da Coreia do Norte reagiram, informando que havia um tratamento hostil por parte dos Estados Unidos.
*Com informações da NHK, emissora pública de televisão do Japão