A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) confirmou para o dia 18 de maio pregão eletrônico para selecionar uma empresa para a implantação do projeto da “Zona 30” em cinco áreas da cidade, onde serão implantadas placas indicativas de velocidade máxima permitida em 30 quilômetros por hora. A medida visa dar maior segurança dos pedestres e ciclistas.
Segundo o órgão de trânsito, também haverá reforço por lombadas físicas, pinturas no asfalto, faixas de travessias de pedestres elevadas, além de estreitamento de pista para veículos. A prioridade de implantação deste projeto compreende locais de interior de bairros onde há, conforme a EPTC, desrespeito à velocidade e alto índice de acidentes, além de regiões onde há escolas e praças.
As cinco primeiras Zonas 30 ficarão localizadas nas seguintes áreas, de características residenciais:
Cristal: ruas Butuí e Inhanduí. Na área estão a Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli Especial, o Posto de Saúde Cristal Divisa e a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Professor Elpídio Ferreira Paes.
Vila João Pessoa: a área contempla a avenida Luiz Moschetti, limite entre os bairros Vila João Pessoa e Cel. Aparício Borges. Destaca-se a existência de uma praça, um posto de saúde e, no entorno próximo, a existência de três escolas.
São Geraldo: a área abrange o quadrilátero formado pelas avenidas São Pedro, Pernambuco, Maranhão e Amazonas, no bairro São Geraldo. A região possui cinco entradas, sendo as principais pelas avenidas Pará e Bahia. Destaca-se a existência de quatro escolas e diversos restaurantes, o que ocasiona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.
Rubem Berta: rua Wolfram Metzler, uma das principais vias do bairro. Conta com uma escola municipal e uma estadual; cinco creches comunitárias, três linhas de ônibus e uma de lotação; posto de saúde e posto da Brigada Militar, além de uma igreja e diversos templos; um CTG, várias entidades esportivas; clube de mães, grupo de terceira idade, o que proporciona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.
São Sebastião: a área de estudo contempla a avenida João XXIII. Destaca-se a existência de um centro comercial de grande porte, uma escola estadual e o Terminal Triângulo, além de estabelecimentos comerciais de pequeno porte na via e imediações.
Cotidiano