Cotidiano

Estoque de vacinas da gripe acaba na Capital, mas vacinação prossegue

Uma semana após o início da campanha de vacinação contra a gripe no Estado, a Prefeitura de Porto Alegre admitiu hoje que todos os estoques recebidos pela Prefeitura já foram distribuídos para os postos de saúde da Capital. Conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre), as imunizações prosseguem normalmente. Entretanto, algumas pontos de vacinação já não possuem doses desde ontem.
Para a SMS, o problema é causado pela antecipação da campanha, somada a um atraso no recebimento de cerca de 400 mil doses do Governo do Estado e uma demanda muito grande nos primeiros dias de campanha. As últimas imunizações foram enviadas a postos pela manhã. Um novo lote de 50 mil doses deve chegar ainda hoje, conforme afirmou, em entrevista à Band RS, o secretário de Saúde da Capital Fernando Ritter.

Entre as unidades que receberam vacinas hoje estão o Centro de Saúde Modelo e as unidades Navegantes, Vila Floresta e Conceição. Além do problema no estoque, a Prefeitura de Porto Alegre afirmou que 13 salas de vacinação da rede municipal, das 150 existentes, encontram-se fechadas nesta terça-feira por oscilação na temperatura das geladeiras que armazenam as doses.

Veja lista de salas de vacinas que estão fechadas com suas respectivas referências, para onde os usuários estão sendo encaminhados, conforme a SMS:
Nonoai  – Referencia para Alto Erechim, Camaquã e Jardim das Palmeiras.
Monte Cristo – Referencia para Campos do Cristal, Campo Novo, Cohab-Cavalhada e Ipanema.
Calábria – Referencia para Jardim das Palmeiras, Camaquã e Campo Novo. Previsão de reposição à tarde.
Morro dos Sargentos – Previsão de reposição à tarde pela CGVS.
Jardim Protásio Alves  – Referencia para Safira.
Jardim da FAPA – Referencia para Chácara da Fumaça.
Panorama – Vacinando com caixa térmica.
São Pedro – Vacinando com caixa térmica.
São Borja – sem vacinas – Referencia para Santo Agostinho.
Beco dos Coqueiros – sem vacinas – Referencia para Passo das Pedras.
Santa Fé – sem vacina – Referencia para Santa Maria.
Fradique Vizeu – Vacinando somente  influenza.
Bom Jesus – Sem vacinas.