Foi inaugurada a duplicação do viaduto da ERS-118 sobre a avenida Itacolomi, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A obra do viaduto teve um investimento de R$ 20,3 milhões, com recursos do Tesouro do Estado, e foi realizada pela empresa Premold Ltda.
A passagem sobre a avenida fica no quilômetro 18 e faz parte das obras de duplicação da rodovia estadual, que se arrastam há décadas. O tráfego na pista nova do viaduto sobre a ERS-020 também foi liberado. A partir de agora, a pista antiga fica bloqueada para o início da obra de elevação da parte baixa da estrutura.
As obras iniciaram no governo de Antônio Britto (1995-1998) e vão sendo realizadas aos poucos desde então. A duplicação da rodovia abrange 21,5 km entre o entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até o entroncamento com a Freeway (BR-290), em Gravataí
Só no governo de José Ivo Sartori (PMDB), foram gastos R$ 180 milhões.
“Nós estamos fazendo tudo aquilo que é possível dentro das condições financeiras que o governo tem. Nós fizemos a nossa parte gerenciando todas as finanças, mas nunca o estado passou por uma crise tão grande”, disse o governador.
Andamento da duplicação
A situação dos três lotes, com construção das novas pistas e restauração das antigas, encontra-se nos seguintes percentuais de execução aproximada:
- Lote 3 (km 0 ao 5): aproximadamente 20% (mas crescendo rápido), construtora Toniolo Busnello
- Lote 2 (km 5 ao 11): mais de 90%, construtora Sultepa
- Lote 1 (km 11 ao 21,5): cerca de 80%, construtora Sultepa.