Operação prende 24 pessoas no Noroeste do RS por furtos, receptação e tráfico de drogas

A Polícia Civil, por meio da 27ª DPRI (Delegacia de Polícia Regional do Interior), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (12), a Operação Conexão para combater furtos, receptações e tráfico de drogas na região Noroeste do Estado. Foram cumpridos 46 mandados judiciais em São Luiz Gonzaga e no interior do Presídio Estadual de Santiago. 24 pessoas foram presas. Crack, maconha, armas e balança de precisão foram apreendidos, além de objetos furtados que foram recuperados.

Segundo a delegada Tanea Regina Bratz, uma investigação foi iniciada para apurar diversos furtos e receptações praticados nas cidades de São Nicolau, Porto Xavier, Roque Gonzales e São Paulo das Missões. “O modus operandi dos criminosos nas práticas dos crimes realizados nas quatro cidades da região seriam o mesmo”, contou a delegada.

A ação também visou investigar a ligação desses crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas na região. Ao longo das investigações, 10 pessoas já haviam sido presas em flagrante, sendo três delas por furto e sete por tráfico de drogas. “Verificou-se que muitos indivíduos continuavam comandando o tráfico de drogas, mesmo de dentro dos presídios, coordenando outras pessoas para realizarem as atividades ilícitas relativas ao tráfico, bem como ‘encomendando’ objetos para serem furtados e pagos com drogas”, acrescentou Bratz.

A Operação Conexão contou com a participação de mais de 100 policiais civis e teve apoio da Brigada Militar. Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão.