Moradores de Caxias do Sul relatam tremores de terra

Conforme o Corpo de Bombeiros, não há relato de danos. No entanto, muitos moradores se assustaram com o abalo e ligaram para a corporação.

Diversos moradores de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, acionaram o Corpo de Bombeiros após sentirem um abalo de terra por volta das 21h desta segunda-feira (12). Conforme a corporação, uma unidade foi deslocada para os bairros da zona leste da cidade.

Foram registrados ao menos 150 chamados para os Bombeiros, mas não há relato de danos. Muitos moradores, no entanto, se assustaram com o abalo e ligaram para a corporação.

O serviço de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), através da ferramenta “Sentiu Aí?”, três relatos de tremor de terra em Caxias do Sul. O usuário Rafael Reis Claudino reportou que houve um “tremor na edificação, [com] som grave como um trovão vindo do chão. Achei que pudesse ser um acidente de trânsito ou aeronave. Sai para fora para ver se havia acontecido algo, mas não ocorreu nada”, concluiu.

Os tremores teriam ocorrido entre 21h05 e 21h10. Ouvintes da Rádio Caxias que moram nos bairros Cruzeiro, Petrópolis, Presidente Vargas, Sagrada Família, Lourdes, Centro, Jardim América e Jardelino Ramos relataram o fenômeno.

Durante a manhã de terça-feira houve a confirmação que houve, de fato, um pequeno terremoto em Caxias do Sul. O sismo foi registrado pela estação sismológica de Canela, a 40 quilômetros do epicentro.

Em abril deste ano, um terremoto de magnitude 6,8 na Bolívia foi sentido em vários estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, na região Norte, prédios balançaram na ocasião. Apesar do susto sentido pelos moradores, o Corpo de Bombeiros não registrou feridos ou danos estruturais em edificações.

Segundo dados do USGS (Serviço Geológico dos EUA), os últimos tremores registrados na América do Sul com magnitude maior que 2,5 foram em Calama (magnitude 4,5), Chile e San Pedro de Atacama (magnitude 4,3).